sexta-feira, 17 de abril de 2009

quebra cabeça, desafios lúdicos e outras inquietações







Dando continuidade as buscas de outras leituras possíveis do espaço e intensificando a descoberta do desafio, optamos por insistir na brincadeira do esconde-esconde, depois de modalidades distintas do jogo físico, re lançamos a proposta de desvendar novos espaços, cores, ângulos, texturas do Ceu, a partir de uma caminhada coletiva no espaço e na sequência da proposta de uma representação gráfica do espaço feita a partir de sucatas, tintas e texturas construídas manualmente, com a intervenção sobre os elementos construídos, após a conclusão do quadro, o mesmo foi recortado, fragmentado e as crianças trocaram entre si as peças do quadro, tendo como objetivo a ordenação dos fragmentos até a remontagem da figura concebida inicialmente. Proposta semelhante foi sugerida com as crianças menores, no entanto, o desafio das mesmas, foi após exploração das linhas retas e curvas,material de estudo da aula, construir um quadro a partir dos movimentos de um barbante que reproduziu a pesquisa corporal feita por eles, o desafio foi preencher com texturas diversas encontradas a partir da exploração e confecção de texturas, e cores.


Com as crianças de onze e doze anos, o trabalho dessa semana, teve ínicio com uma série de alongamentos que além de acordar o corpo, contribuiu para conscientização de uma melhor postura, na sequência, lançamos ainda na circunferência, o jogo do "isso me lembra" e dentro da mesma pesquisa os alunos - artistas foram estimulados a criar cenas, tendo como objetivo revelar o desafio trazido por imagens e enuciados diversos, tais como: Flores com enunciado/chorando muito;trompete com enunciado/tosse;mesa de buffet/com soluço e veículos carros , helicóptero e caminhão/espirrando, que resultando em cenas nos seguintes contextos, velório/ coroa de homenagem;banda de rock, com músicos doentes;cena cômica no transito a repeito da possibilidade do mundo acabar em espirros e casal debutantes contagiados por soluços presentes no ambiente interferindo inclusive na música.




Na sequência as cenas foram re- feitas a partir do desafio de transformar as cenas em partituras corporais, resultando em coreografias de movimentos.




Concluimos a semana com nossa reunião pedagógica, que tratou entre outros assuntos, de questões burocráticas, de questões relativas a utilização do espaço de lanche das crianças simutaneamente, as atividades físicas do setor de esporte CEU Sapopemba, de questões relativas ao blog, da transfêrencia de data de reunião prevista com os pais em virtude da data anterior coincidir com a oficina de DJ(de muito interesse por parte dos alunos matriculados no PIA) e por ainda, termos no mesma data a inauguração da exposição "O Diário de Anne FranK" em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos.




Saudações Aline e Virginia

Nenhum comentário: