sexta-feira, 3 de abril de 2009

Auscultando



Atendendo a solicitação das crianças de 9 e 10 anos ,incluimos as luxuosas roupas de festas (frutos de doações conquistadas pela coordenação e arte-educadores PIA Ceu Sapopemba) ao já exposto plano de ação, onde pretendiámos abordar o espaço através de um olhar estranhado e coletivo.

Dessa maneira iniciamos a semana a partir da vivência do estar no espaço como cardume de onde surgiu a elaboração de uma cena que explorasse a diversidade dos seres marinhos existentes , a resignificação das roupas solicitadas e do espaço.

Com as crianças menores, persistimos na idéia da criação de narrativas a partir de estímulos e animação de objetos e movimentos,dessa vez, utilizamos uma literatura que propositalmente, solicitava um olhar estranhado diante da realidade e questionava o valor das ações do carater mimado e individualista. Para tanto produzimos com as crianças,um óculos feito de sucata,que nos permitia visões alteradas da realidade num exercício prazeroso de faz de conta nos amplos espaços do CEU.

Já com a turma de 11 e 12 anos,retomamos a idéia de apropriação do espaço, trabalhamos com construção de figuras(letras) mensagens produzidas pelo corpo no espaço,trabalhamos ainda, com a busca do significado real a partir de cenas e pesquisas sobre a intenção das palavras eleitas pelos sub- grupos .

Durante a nossa prá-la de tradicional reunião pedagógica de sexta feira, avaliamos as práticas de divulgação do projeto e contato com as escolas do Entorno, feitas durante a semana pelo arte- educador Regis. Reavaliamos a reunião propostas aos pais,onde pretendemos abordar questões relativas a prática do projeto (tais como: lanche saudável, o compartilhamento de alimentos,alimentos indesejáveis, frequencia, adequação de vestimentas, e etc) exposição dos frutos já colhidos nesses meses e dinâmicas que favoreçam a discussão dos temas, meio ambiente, família (como exemplo citamos a idéia de se incluir na recepção dos pais e crianças uma vivencia de um contato físico).
Abordamos ainda, questões referentes a otimização e limpeza do espaço, além de retomarmos as impressões e o prolongamento das atividades vistas e registradas pelas parceiras reponsáveis pela coordenação do projeto no Ceu Sapopemba _ Márcia e Tati.
Sem mais, registramos nossas tradicionais saudações: Aline e Virginia

Nenhum comentário: