sexta-feira, 1 de maio de 2009

Avaliar é preciso

Finalizamos nossa parceria com as turmas a partir de formas lúdicas de registros e avaliações, cujo foco foi uma retomada do processo, das dificuldades e facilidades, dos avanços, não só com relação ao amadurecimento de cada integrante das turmas, mas também, do potencial de atuação da dupla, do projeto PIA e das possibilidades de intervenções no espaço CEU Sapopemba a partir d eum olhar renovado proposto pelo nosso
As atividades foram inicialmente propostas; e somente no final do trabalho compartilhamos com cada turma a informação do nosso afastamento do projeto e o acompanhamento da aula por outros profissionais que nos substituirão na função.
Para tanto, propusemos atividades distintas nas diferentes turmas; com as crianças mais novas, propusemos como aquecimento o jogo "Isso me lembra", a partir de palavras chaves do processo, como por exemplo: Artes, Grupo, Aula de iniciação artística, Observação, CEU Sapopemba, Alunos, Professores e etc. Na seqüência, construímos protocolos coletivos a partir de representações sonoras, imagéticas, plásticas.


Com as turmas mais velhas, além do "jogo do isso me lembra", propusemos que os integrantes destacassem palavras chaves detectadas por eles ao longo da vivência experimentada, que foram sorteadas entre os sub- grupos, objetivando a construção de jogos cênicos no espaço escolhido por cada elenco. Finalizamos com um jogo lúdico de avaliação, onde não é permitido a repetição do que já foi falado, além dos nossas considerações finais e agradecimentos a todos e a cada um, pelas trocas e aprendizagens diárias.
Com ternura,
nossos tradicionais abraços,
Aline e Virginia

Nenhum comentário: