sexta-feira, 13 de março de 2009

colhendo frutos e expandindo fronteiras

Durante essa semana, o trabalho com as crianças de 11 e 12 anos envolveu o resgate das tradições infantis ,a partir de sondagem e recriação coletiva da que conceitualmente definimos entre os arte educadores como "Arvore". Assim,após jogos de observação do espaço as crianças foram convidadas a recriar uma árvore com os elementos presentes na sala de aula,juntando a imagem produzida a sons e narrativas do universo infantil.


Com as crianças de 6 a 8 anos,prosseguimos com os jogos de observação e apropriação do espaço,construindo formas geométricas que se deslocavam, resignificando fragmentos de espaço, realizando cenas a partir dos desafios de cada espaço. Trabalhamos a partir de cartas surpresas, contendo propostas e estimulos de observação e reprodução das formas, sons, velocidades distintas dos animais, finalizando a pesquisa com o espaço de cada animal e possibilidades de utilização dos espaços da sala pelos diversos personagens construídos.


Atendendo a proposta de maior divulgação das ações do projeto,definida em nossa última reunião pedagógica, durante a tarde de quarta feira um único professor do projeto reuniu as crianças já matriculadas em uma aula conjunta e os outros três professores presentes no período atenderam cerca de 200 alunos matriculados nas sétimas e oitavas séries do ensino fundamental da escola Olival Costa. Esperamos com essa aula-aberta ter apresentado um pouco do PIA e que assim, essas crianças voltem e comecem a fazer parte do programa.


Finalizamos a semana com a reunião pedagógica, onde foram avaliadas as ações acima descritas e redefinidas novas propostas e ações, tendo em vista que o projeto agora conta com o apoio de Murilo que passa a integrar a equipe de cultura e orientação do projeto no CEU Sapopemba .

Saudações Aline e Virgínia


Nenhum comentário: