sexta-feira, 27 de março de 2009

Salvem as baleias!!!

Essa semana propusemos algumas discussões com os alunos; falamos sobre os animais, extinção e cuidados com o meio ambiente. Procuramos fazer jogos que fizessem as crianças lembrar da importância do cuidado com o meio e utilizamos isso nas criações artísticas. Para simbolizar essa preocução com a natureza, a arte-educadora Aline criou uma frase que deve ser usada sempre que possível: Salvem as baleias!!!

Continuamos com o trabalho de teatro de animação; fizemos propostas para que os alunos criassem e representassem histórias com objetos inustidos ou com personagens feitos a partir de espuma ou papel.

Trabalhamos também com a exploração espacial; primeiramente com exercícios de caminhada e observação e num segundo momento, com elaboração de cenas que recriassem os espaços. Tivemos cenas em escadas, varandas e banheiros, e os alunos, com muita imaginação, conseguiram sugerir outras leituras para esses locais.

Aprofundando ainda essa capacidade criativa, fizemos um jogo baseado em "imagem e ação", onde os alunos precisaram ser rápidos e claros, para que se fizessem entender para o restante do grupo. Com isso, estimulamos o trabalho colaborativo e a improvisação de movimentos e gestos.

Música da semana:

Imaginação colorida,
Sonhos, fantasias,
Caracol, girassol, gira-gira!!!

Pode ser o que, você quiser,
Sonhos, fantasias,
Caracol, girassol, gira-gira!!!




Nossa reunião teve como assuntos principais a organização de uma atividade com os pais, onde apresentaremos os processos artísticos dos alunos, discutiremos sobre boa alimentação e as conquistas desse primeiro período do projeto PIA. Fizemos um levantamento do número de crianças e escolas atendidas, a fim de saber quantos alunos temos de escolas municipais, estaduais e particulares. Ainda conversamos sobre idéias de melhorar o momento do lanche das crianças; é consenso de que os alimentos consumidos são pouco nutritivos e além disso, muitos alunos esquecem de trazer lanche. Pensamos em orientar os pais sobre a importância da alimentação e ainda sugerir que aqueles com mais possibilidades, pensem em lanches que possam ser divididos, estimulando através de um piquenique, a colaboração e diminuindo o egoísmo entre as crianças.

Abraços,
Virgínia e Aline.

sexta-feira, 20 de março de 2009

ArtiCULando, IMAGinando,Re-Criando














Dando continuidade ao projeto elaborado para as turmas,prosseguimos nessa semana com o trabalho de conscientização das articulações com as turmas de 6 à 8 anos, a partir de aquecimentos, propostas e desafios coletivos que solicitavam a utilização e a pesquisa das possibilidades corporais.
Na sequência, as crianças foram convidadas a observar as propriedades e potencialidades do papel higênico, utilizando o produto de tal pesquisa, além de tintas, canetas hidrográficas na criação de personagens cênicos, cenários, elementos de cena, que posteriormente, ganharam movimentos baseados na pesquisa de articulações e pelos princípios do teatro de animação.
Em turmas diferentes a trilha sonora aconteceu de forma distinta, enquanto uma optou por escolher suas próprias músicas, a turma de quinta a tarde, durante a apresentação compartilhada do seu trabalho aos demais alunos inscritos no projeto, frenquentadores de outras aulas durante o mesmo perído, ganhou um trilha composta de imediato pelo professor Luciano Szot:" Imaginação".
Com as turmas de 9 e 10 anos, a pesquisa e a construção dos elementos cênicos aconteceu a partir do re- aproveitamento das garrrafas vazias e higienizadas de detergente.
Nas aulas com as crianças de 11 e 12 anos ,trabalhamos conceitos relacionados a ar: leveza, movimentos espirais,gravidade, queda, movimentos acelerados e anunciados. Investimos na pesquisa em deslocamentos a partir do quadril , construímos personagens e situações cênicas a partir dos produtos dessa pesquisa. Apresentamos a estrutura drámatica de improvisação e estimulamos as crianças a criarem cenas a partir do material pesquisado e do desenho proposto por uma escada.

Saudações, ternuras e esperanças, Aline e Virginia

sexta-feira, 13 de março de 2009

colhendo frutos e expandindo fronteiras

Durante essa semana, o trabalho com as crianças de 11 e 12 anos envolveu o resgate das tradições infantis ,a partir de sondagem e recriação coletiva da que conceitualmente definimos entre os arte educadores como "Arvore". Assim,após jogos de observação do espaço as crianças foram convidadas a recriar uma árvore com os elementos presentes na sala de aula,juntando a imagem produzida a sons e narrativas do universo infantil.


Com as crianças de 6 a 8 anos,prosseguimos com os jogos de observação e apropriação do espaço,construindo formas geométricas que se deslocavam, resignificando fragmentos de espaço, realizando cenas a partir dos desafios de cada espaço. Trabalhamos a partir de cartas surpresas, contendo propostas e estimulos de observação e reprodução das formas, sons, velocidades distintas dos animais, finalizando a pesquisa com o espaço de cada animal e possibilidades de utilização dos espaços da sala pelos diversos personagens construídos.


Atendendo a proposta de maior divulgação das ações do projeto,definida em nossa última reunião pedagógica, durante a tarde de quarta feira um único professor do projeto reuniu as crianças já matriculadas em uma aula conjunta e os outros três professores presentes no período atenderam cerca de 200 alunos matriculados nas sétimas e oitavas séries do ensino fundamental da escola Olival Costa. Esperamos com essa aula-aberta ter apresentado um pouco do PIA e que assim, essas crianças voltem e comecem a fazer parte do programa.


Finalizamos a semana com a reunião pedagógica, onde foram avaliadas as ações acima descritas e redefinidas novas propostas e ações, tendo em vista que o projeto agora conta com o apoio de Murilo que passa a integrar a equipe de cultura e orientação do projeto no CEU Sapopemba .

Saudações Aline e Virgínia


sábado, 7 de março de 2009

re- apresentando nosso espaço


As atividades vivenciadas pelas nessa semana tiveram como foco de pesquisa temas relacionados a apropriação dos espaços, introdução dos acordos pedagógicos entre professoras e alunos, além das propriedades das linguagens artísticas das aulas _dança e teatro.
Com as turmas de 06 a 8 anos _ optamos por trabalhar com jogos de atenção e concentração, improvisações, exercícios de foco, narrativas de ações físicas, consciência corporal, percepção das intensidades e qualidades dos movimentos, qualidades rítmicas distintas de movimentos e ações cênicas.
Junto aos alunos maiores realizamos visitas aos espaços do CEU, explorando as propriedades existentes no espaço, explorando percepções diversas do espaço: - olhos vendados/ bocas vendadas, apresentação de narrativas das experiências vivenciadas_ jogos de adivinhação e exploração e valorização do olhar singular e autêntico frente a realidade, construção de painel e formas coletivas e construção de movimentos e cenas a partir das propriedades dos elementos pesquisados.
Durante essa semana, procuramos ainda, atender o programa de apresentação das atividades do CEU Sapopemba as escolas do entorno, propondo jogos coletivos, ou cantando "Eu tinha uma casinha" _ educadores , alunos PIA e demais profissionais da cultura, da educação e dos esportes apresentaram com muito entusiasmo as ações, programas e projetos desenvolvidos no Centro Educacional Unificado Sapopemba .
Finalizamos a semana com nossa tradicional reunião pedagógica, onde realizamos um levantamento dos números do PIA no CEU Sapopemba, repensamos ações para ampliação e divulgação das atividades realizadsa pela equipe PIA e organizamos as reuniões e ações previstas a comunidade atendida.
Saudações, Aline e Virginia