domingo, 30 de novembro de 2008

Na sala de aula:

Na sala de aula:Iniciamos nessa segunda feira 01 de dezembro, as atividades diretas com os alunos. Contudo, em virtude da necessidade de continuidade de atendimento aos pais e prosseguimento de ligações as famílias pré-inscritas no projeto e demais ações para a obtenção de novos inscritos, durante toda semana um dos educadores permaneceu atendendo os responsáveis, organizando grades de horário, e saneando dúvidas sobre o projeto.
1/12 _Segunda-feira_ No decorrer do primeiro dia de aula tivemos 45 alunos de faixas etárias diversas. No início do encontro, tivemos muitos responsáveis ainda interessados em inscrever suas crianças, realizar trocas de horários, ou apenas necessitando de informações extras. Algumas crianças não estavam inscritas para as aulas da manhã de segunda, no entanto, em virtude do pequeno número de presentes, optamos por permitir que alunos inscritos em outro horário fizessem parte desse encontro, que foi realizado conjuntamente com os seguintes professores: Virginia, Reges, Vânia, Aira, Juliana e Aline, além dos alunos presentes nessa aula inaugural.Depois de estruturado o ambiente de aula, recepcionamos os alunos com propostas de interação entre os participantes, percepção e apropriação do espaço. Foi solicitado as crianças que caminhassem pelo espaço com ritmos distintos, procurando preencher os espaços vazios, acordar o corpo e se se apresentar de forma lúdica a um colega.Na seqüência, foi proposto que os alunos se apresentassem a partir de um gesto, a ser repetido pelo coletivo em ritmo distinto do que havia sido apresentado inicialmente; um outro jogo rítmico envolvendo a atenção e concentração e ainda um coral e regência de ritmos vocais e corporais criados a partir do nome dos alunos presentes.Após o intervalo, onde pode se perceber que nem todas as crianças, apesar de avisadas trouxeram lanche, e que a maioria dos lanches eram pouco saudáveis, retomamos a aula com atividades tais como: seqüências rítmicas, jogos como mocinhos da Europa e contação de histórias a partir do estimulo externo e construído pelo coletivo. A aula foi finalizada com seqüências de movimentos manuais, que a princípio foram repetidos por todos e posteriormente, foram feitos individualmente conduzindo os presentes a um estado de concentração e relaxamento. Finalizamos o encontro com uma avaliação da vivência,que segundo relatos dos participantes foi bem satisfatória; além de informes gerais.
04/12_ quinta-feira - Após avaliação da equipe sobre a importância da separação conforme grade horária de cada criança inscrita, cada dupla assumiu sua turma, sendo que atendemos cerca de 75 crianças nesse dia.Durante os dois períodos crianças de 6, 7 e 8 anos, cerca de 30 alunos vivenciaram as aulas de teatro e dança, que se caracterizaram por atividades lúdicas de identificação e socialização dos presentes. Foram empregados, jogos de observação (imagem-ação, siga o mestre, adivinhando o mestre), jogos de prontidão, jogos rítmicos, como a atenção e concentração e jogos tradicionais, como o alerta.A partir de uma avaliação lúdica do encontro, foi possível abordar temas como identidade e memória.
05/12 _ Sexta feira _Reunião:Nessa reunião,foram discutidos assuntos vinculados a organização, planejamento e registro das aulas de iniciação artística, além de elaborado um informe destinados aos pais referente à retomada do trabalho no próximo ano. 7 de Dezembro de 2008 06:00

2 comentários:

Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aline disse...
Este comentário foi removido pelo autor.