domingo, 30 de novembro de 2008

Na sala de aula:

Na sala de aula:Iniciamos nessa segunda feira 01 de dezembro, as atividades diretas com os alunos. Contudo, em virtude da necessidade de continuidade de atendimento aos pais e prosseguimento de ligações as famílias pré-inscritas no projeto e demais ações para a obtenção de novos inscritos, durante toda semana um dos educadores permaneceu atendendo os responsáveis, organizando grades de horário, e saneando dúvidas sobre o projeto.
1/12 _Segunda-feira_ No decorrer do primeiro dia de aula tivemos 45 alunos de faixas etárias diversas. No início do encontro, tivemos muitos responsáveis ainda interessados em inscrever suas crianças, realizar trocas de horários, ou apenas necessitando de informações extras. Algumas crianças não estavam inscritas para as aulas da manhã de segunda, no entanto, em virtude do pequeno número de presentes, optamos por permitir que alunos inscritos em outro horário fizessem parte desse encontro, que foi realizado conjuntamente com os seguintes professores: Virginia, Reges, Vânia, Aira, Juliana e Aline, além dos alunos presentes nessa aula inaugural.Depois de estruturado o ambiente de aula, recepcionamos os alunos com propostas de interação entre os participantes, percepção e apropriação do espaço. Foi solicitado as crianças que caminhassem pelo espaço com ritmos distintos, procurando preencher os espaços vazios, acordar o corpo e se se apresentar de forma lúdica a um colega.Na seqüência, foi proposto que os alunos se apresentassem a partir de um gesto, a ser repetido pelo coletivo em ritmo distinto do que havia sido apresentado inicialmente; um outro jogo rítmico envolvendo a atenção e concentração e ainda um coral e regência de ritmos vocais e corporais criados a partir do nome dos alunos presentes.Após o intervalo, onde pode se perceber que nem todas as crianças, apesar de avisadas trouxeram lanche, e que a maioria dos lanches eram pouco saudáveis, retomamos a aula com atividades tais como: seqüências rítmicas, jogos como mocinhos da Europa e contação de histórias a partir do estimulo externo e construído pelo coletivo. A aula foi finalizada com seqüências de movimentos manuais, que a princípio foram repetidos por todos e posteriormente, foram feitos individualmente conduzindo os presentes a um estado de concentração e relaxamento. Finalizamos o encontro com uma avaliação da vivência,que segundo relatos dos participantes foi bem satisfatória; além de informes gerais.
04/12_ quinta-feira - Após avaliação da equipe sobre a importância da separação conforme grade horária de cada criança inscrita, cada dupla assumiu sua turma, sendo que atendemos cerca de 75 crianças nesse dia.Durante os dois períodos crianças de 6, 7 e 8 anos, cerca de 30 alunos vivenciaram as aulas de teatro e dança, que se caracterizaram por atividades lúdicas de identificação e socialização dos presentes. Foram empregados, jogos de observação (imagem-ação, siga o mestre, adivinhando o mestre), jogos de prontidão, jogos rítmicos, como a atenção e concentração e jogos tradicionais, como o alerta.A partir de uma avaliação lúdica do encontro, foi possível abordar temas como identidade e memória.
05/12 _ Sexta feira _Reunião:Nessa reunião,foram discutidos assuntos vinculados a organização, planejamento e registro das aulas de iniciação artística, além de elaborado um informe destinados aos pais referente à retomada do trabalho no próximo ano. 7 de Dezembro de 2008 06:00

Organizando nossa primeira aula!

Olá,

Sabendo que essa será nossa primeira semana com as crianças, resolvemos preparar uma aula que possa mostrar um pouco do nosso trabalho e também da proposta do PIA. Como teremos apenas 3 semanas de aula, antes das férias começarem, resolvemos partir de exercícios lúdicos que proporcionem vivências interessantes para as crianças e que façam com que tenham vontade de continuar nas aulas, aí sim, num processo de criação artística.
Para começar faremos exercício de apresentação; cada criança deve dizer o nome para o grupo, falar o nome enquanto faz movimentos, "escrever" o nome de cada aluno com o corpo - onde cada criança representará uma letra, com o dedo escrever o nome no corpo do outro e esperar que ele adivinhe o que foi escrito, entre outros exercícios que servirão para que o grupo comece a interagir e se conhecer.
Após esse momento, pensamos em iniciar exercícios que integrem a fala e movimentação. Em duplas, as crianças devem realizar movimentos, da maneira que acreditarem ser semelhante, tendo como referência as imagens refletidas em espelhos. Ainda nesse exercício, as crianças devem começar a incluir texto durante as movimentações.
Também faremos exercícios de atenção e concentração; as crianças devem caminhar pelo espaço sempre em velocidades parecidas e realizarem pausas sempre juntas.
Faremos cirandas e brincadeiras de roda; a idéia é resgatar algumas músicas e brincadeiras que antigamente eram comuns entre as crianças.
Ao final da aula, pensamos em propor que as crianças inventem algum tipo de identificação do grupo; algo como um grito-de-guerra ou nome, que identifique e diferencie dos demais. Além disso, faremos uma roda onde cada um pode dizer suas impressões da aula, fazer perguntas e dar sugestões.
Abraços,
Virgínia e Aline

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Arte-educadores e a coordenadora Marcia em apresentação de cena.


Arte-educadores durante atividade de apresentação com os pais.


Brincadeira de roda.

O início!!!

Olá a todos!!!

Dia 17/11, segunda-feira, foi o primeiro dia de trabalho dos arte-educadores. Começamos o dia conhecendo os funcionários e espaços do CEU SAPOPEMBA; fomos recebidos pela gestora e acompanhados pelos coordenadores de educação e pela coordenadora de núcleo, Márcia.

Para dar início efetivamente ao nosso trabalho, recebemos do NAC – Núcleo de Ação Cultural, cerca de 480 fichas de interessados cadastrados pela equipe do CEU. Esse foi nosso ponto de partida para entrarmos em contato com os familiares das crianças e adolescentes, a fim de convidá-los à formalização da matricula do PIA - Programa de Iniciação Artística. A cada contato percebemos que as famílias demonstravam bastante interesse nessa proposta.

Além do contato, realizamos o planejamento para estruturar as reuniões com os responsáveis da seguinte maneira: Dia 20 (Dia da Consciência Negra, feriado na cidade de São Paulo) e como havia muitas pessoas interessadas, resolvemos fazer quatro reuniões durante todo o dia (às 9, 10h30, 13 e 14h30 hs).
Em cada reunião programamos:
1-uma brincadeira de roda para que todos pudessem se conhecer;
2-apresentação de uma cena organizada pelos arte-educadores;
3-conversa sobre as impressões desses dois momentos e a relação que pode haver com um Programa de Iniciação Artística;
4-apresentação do projeto e discussão sobre a importância da arte;
5-inscrições para o PIA.

Para os arte-educadores esse dia foi bastante importante, pois além de propor à comunidade um contato com linguagens artísticas, ainda serviu para a realização das matrículas (cerca de 200 crianças foram inscritas). Para a Márcia - coordenadora do NAC, esse dia serviu para descontrair, aproximar e fazer com que a comunidade entendesse a proposta; para os pais, observamos encantamento, aproveitando para inscrever outros filhos e anunciar que convidariam outras crianças, ao ponto de perguntarem se a proposta estende-se ao adultos também, pois caso sim, aproveitariam para se inscreverem...

Agora é necessário organizar as turmas, respeitando as idades e horários disponíveis das crianças, fazer levantamento estatístico, sobre as porcentagens de inscritos de alunos da escola municipal (EMEF) e outros (escolas estaduais – E.E e particulares). Resolvemos que a implantação nos meses de novembro e dezembro será um piloto, para conhecermos a dinâmica, horários, deslocamento, facilidades e dificuldades iniciais, para melhorar no próximo ano.

Para a próxima semana pretendemos receber as crianças e começar as aulas; queremos colocar em prática tudo o que foi pensado a respeito da arte, da integração das linguagens e do quanto nosso trabalho pode auxiliar no desenvolvimento e educação das crianças... isso tudo, é claro, utilizando brincadeiras, cantigas, jogos e muuuita diversão!!!

Abraços dos arte-educadores do CEU Sapopemba!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

planejamento

CEU – SAPOPEMBA

PRÉ-PLANEJAMENTO 06.11.08
Faixa etária: 6,7 e 8 anos

Áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música

Arte Educadores:

Artes Cênicas: Aline, Janete M. Rodrigues e Reginaldo
Artes Visuais: Aira e
Dança: Virginia e
Música: Luciano e Vânia

Coordenadoras: Marcia,

OBJETIVO GERAL

A partir do foco de investigação objetivamos resgatar, brincadeiras, brinquedos, canções e histórias, do universo familiar dos alunos, resgatando imagens, produzindo realidades e situações até então novas para as atuais gerações.

METODOLOGIA

O trabalho acontecerá a partir de jogos e demais atividades lúdicas, como por exemplo: cirandas, jogos tradicionais, jogos de rua, jogos de concentração, exploração de materiais diversos, jogos improvisacionais, desafios plásticos, utilização e exploração sensoriais, cantigas de ninar, canções de trabalho.



CEU – SAPOPEMBA

PRÉ-PLANEJAMENTO 06.11.08
Faixa etária: 13 e 14 anos

Áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música

Arte Educadores:

Artes Cênicas: Aline, Janete M. Rodrigues e Reginaldo
Artes Visuais: Aira e
Dança: Virginia e
Música: Luciano e Vânia

Coordenadoras: Marcia,

OBJETIVO GERAL

EU, MINHA RUA, MEU BAIRRO e MINHA CIDADE: HOJE, ONTEM E AMANHÃ

Pensar o espaço, o entorno, bairros que compõe a cidade, suas principais características e origens, apropriação da cidade de São Paulo da qual estes alunos são partes integrantes.

Desenvolver pesquisa do bairro e dos outros, resgatar a memória do bairro o mais detalhada possível e ter uma visão histórica mais abrangente dos bairros integrantes da cidade de São Paulo.

Desmembrar as estruturas que constituem o espaço e como esses alunos se relacionam com esse entorno.

Quem são esses personagens?
Como se relacionam com o bairro/cidade?
O que se muda? O que permanece?
Como nos colocamos nesse espaço? (marca autoral)